quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Não me venha com essa má filosofia
Durante anos, por milênios e décadas, em todos os niveis das sociedades e comunidades planetárias se discutiu sobre valores, mas principlamente sobre ética e moral.Afinal, o que são?
Nietzsche foi um que refletiu sobre isso. Analisou sobre o binômio bem e mal, bom e mau. Nos deixa em dúvida sobre a existencia de interesses de um ser mais poderoso que o outro, estabelecendo assim o seu dominio sobre a outra pessoa. Também questiona-se sobre a questão do bom e do mau como atos existirem numa própria consciencia má ou seriam coisas inventadas pelas pessoas ditas superiores para de certa forma escravizar os dito inferiores?
Nietzsche foi um dos mais polêmicos críticos da moral, da filosofia e da religião. Em sua obra "ECCE HOMO" ele se apropria , em dados momentos, da teologia, e afirma que: "Deus é ativo na retaguarda dos sacerdotes, conforme sei que se acredita, mas faute de mieux- porque ele foi o unico ideal até hoje, porque ele não teve concorrente." Na outra obra "a genealogia da moral" ele complementa dizendo: "Pois o homem ainda prefere querer o nada a não querer".
Suas frases, opiniões e escritos foram polêmicos e continuam sendo, mas deve-se admitir que questionar a existencia de Deus naquela época era uma atitude um tanto quanto ousada.
Freud também foi um dos grandes pensadores. Além de pensar a psicanálise, também pensava a civilização e não propriamente a moral. Mas de certa forma quando disse que a sociedade é marcada pelo antagonismo entre as exigencias do instinto e as restrições da civilização, ele também se referia a ética e moral.Como a maioria dos criticos,Freud também criticava a religião pois acreditava que ela era a "neurose obssessiva universal da humanidade".
O que quero dizer com tudo isso é que a moral perpassa o tempo, pelo menos a idéia dela. E que muitos tentaram pensar sobre o que ela seria de fato e como nos atingia.
Muitos não foram pensadores e criticos. Muitos apenas criaram filosofias de vida e procuraram segui-la e defende-la. Numa grande conectividade entre o falar e o fazer. Prega-se uma coisa e faça-a.
é muito facil, pregar coisas como amor, amizade, fraternidade, paz, mas nas atitudes fazer o oposto.
Por isso não me venha com essa má filosofia.
Chega de falsos moralistas!
Tivemos exemplos de que é possivel pregar o bem e praticá-lo. Mas tem gente por ai que se diz do bem, mas prega a discordia, prega o que no caso entendemos por "mal"
Não pregue a essencia, seja a essencia. Pois o que você faz é o que você é e não o que você fala. palavras somem no vento, atitudes ficam...
O Bob era um desses caras que fala e pratica numa sintonia perfeita.
E como ele mesmo diz..
"Alguns comerão e beberão com você
Então falarão mal de você pelas costas
Apenas seu amigo saberá seus segredos
Então apenas ele poderia revelá-lo
Em quem servirá a carapuça?
Deixe-os vesti-la..
Alguns vão te odiar, fingem que te amam agora
Então, pelas costas, eles tentam te eliminar
Mas quem Jah abençoa, ninguém amaldiçoa
Graças a Deus o pior já passou
Hipócritas e parasitas
Surgirão e pegarão um pedaço
E se sua noite virar dia
Um monte de pessoas fugiria
Em quem servirá a carapuça?
Deixe-os vesti-la.."
PENSE NISSO
Seja o que você diz. Seja a mudança..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lais gostei muito do seu artigo. Não aguento mais uma pessoa que aparece raramente ,vive pregando filosofia querendo mudar as pessoas, justificar suas besteiras, enfim "aluga" a cabeça da gente. Gostaria de saber seu comentário sobre esse tipo de pessoa. Gostei muito da frase que vc diz O que vc faz é o que vc é não o que vc fala.
ResponderExcluirPosso usa-la numa crônica?
Meu e mail Helenamaito@gmail.com
Aguardo ansiosa sua resposta. Abraços