sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A verdadeira teoria do caos


Estou com medo. Hoje acordei em meio ao caos.Na verdade eu já tinha me dado conta que o mundo está virado do avesso, mas talvez, em nenhum desses momentos reflexivos eu tivesse sentido tanto medo. Os motivos para tanta preocupação são inumeros, incontaveis. O inverno não faz tanto frio, está chovendo mais do que o esperado no verão, tremores acontecem onde nunca se imaginou, pontes caem e levam gente, ainda morrem pessoas por falta de comida e de direitos básicos, o câncer atinge cada dia mais as fatias mais jovens da população, os governantes continuam roubando(e alguns ainda tem apoio da população,como o Arruda), temporais são comuns, continuam morrendo números expressivos de pessoas no trânsito. O que mais vai acontecer?

Mas a fase é tão caótica que até nos meus sonhos acontecem desastres. É por isso que hoje dia 14 de janeiro de 2010 o dia começou assim, com o pé esquerdo.Na verdade vou fazer um comparativo. Mesmo sabendo que comparativos devem ser feitos com coisas e fatos proporcionais. A minha comparação não é nada proporcional em números e em nada, mas da pra se ter uma noção da dificuldade que se passa em situações assim.
Como disse, o dia começou errado. De inicio um pesadelo me atormentou a noite toda. Para completar não tinha água no prédio. Alguem muito esperto deixou a água da torneira vazando a noite inteira, o suficiente para esvaziar a caixa d'agua. E na verdade conclui o que ja era concluido: não tem vida sem água.
Ai reparei em tudo isso e imaginei(detesto ter esse "dom" de imaginar as cenas qndo me falam ou contam) como será nossa vida, ou melhor, nossa sobrevivência daqui uns anos sem água? Alguns dizem 40 anos, mas creio q tudo esteja acontecendo tão rápido que esse prazo será menor. Será o fim dessa era, o fim dos humanos e dos seres vivos. Segundo algumas teorias, a terra sofrerá um resfriamento total.. Alguns outros preferem dizer que só será uma evolução. Mas concerteza, algo irá acontecer e estamos recebendo os sinais..
Então, ainda sem água tentei unir, comparar essa situação que passei com algo mais perto, tanto de tempo, quanto fisicamente.
Em Puerto Principe , no Haiti, não tem água potável, não tem comida, não tem médicos, hospitais e ainda por cima, agora depois desse desastre poucos tem casas..
Se formos tomar como base a teoria do caos, aquela que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos, talvez entendessemos que nada é por acaso. A teoria diz que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer pode ter conseqüências desconhecidas no futuro.Se realizarmos uma ação nesse exato momento, essa terá um resultado amanhã, embora desconhecido.

Eu acredito muito nessa teoria, pois uma pequena coisa pode mudar completamente o rumo da vida de alguem.
No caso da natureza, nós bem sabemos quem foram os culpados por tudo isso: nós. E também sabemos quais são as coisas que fizemos para chegar a esse ponto.Talvez, como na teoria, muitas vezes não imaginavamos que o q estavamos fazendo causaria o caos de hoje. Mas hoje , no momento em que aparessem as consequencias, podemos entender.

O caos está instaurado. Qual será a valvula de escape?
Aqui, a agua esta voltando, por lá, no Haiti, só me resta torcer para que Deus abençoe aquelas pessoas.
Jah Bless.

Nenhum comentário:

Postar um comentário