terça-feira, 18 de agosto de 2009

Rebelde e Livre, porque não?


A sensação é sempre a mesma. E nunca consigo explicar. É uma dorzinha no fundo do peito toda vez que vou embora daquele lugar. Talvez porque aquele seja o MEU lugar... ou não. Mas tenho essa sensação. Quando peguei o ônibus de volta, uma melancolia sem explicação tomou conta do meu coração. Eu tinha uma certeza: não queria voltar. Mas era necessário um dia voltar pra casa. O que sei é que esse não é o meu lugar. Pareço ser diferente dos outros aqui, nunca encontro meus semelhantes. E isso me incomoda de tal forma, que me sinto inconveniente. Será que sou tão diferente assim? Vocês devem se perguntar, diferente no que? Diferente na forma de pensar, diferente na forma de querer, diferente na forma de agir, diferente no que gostar. Isso aqui já é pequeno demais. E não descobri isso há cinco minutos. Quero um lugar que ainda não consegui descobrir com meu coração, um lugar grande pra minha alma que satisfaz ela. E esse lugar deve ser perto da natureza que me faz sentir parte desse todo. Sabe qual a minha vontade? Pegar minhas coisas, para ser mais clara, colocar uma mochila nas costas e ir embora. O que de certa forma pode parecer loucura, ou rebeldia como minha mãe costuma me chamar, mas qual o problema de ser rebelde? É não querer se encaixar nos padrões da sociedade? Não querer seguir as regras que me são impostas me soa como normal. Não aceito mesmo tudo aquilo que querem que eu aceite de forma passiva. Quero seguir sem rumo, experimentar coisas novas, sentir sensações diferentes. Cansei disso aqui! Isso não satisfaz mais nada em mim, somente o fato de estar com os que gosto. Mas não sei a que ponto vale o sacrifício. Gosto da incerteza do dia de amanha, porque isso me faz sentir viva e quer sensação melhor? Quero me desprender dessa rotina sem graça que ocupa meus dias. Quero ser rebelde mesmo, mesmo achando que devo parar de “querer” demais... Sou rebelde mesmo, de alma rebelde.. como diz o eterno Bob. Minha alma é livre e isso explica minha vontade excessiva de vida. Um dia vou embora daqui, já tenho planos pra isso. Espero continuar com eles antes de mudar de idéia. Antes disso continuo escrevendo sobre aquele lugar que me faz sentir eu e eu adoro me conhecer. Ah que saudades daquele lugar...

“O rebelde não tem caminho algum para seguir; aqueles que seguem algum caminho não são rebeldes. O próprio espírito de rebeldia não necessita de qualquer orientação. Ele é uma luz em si mesmo...O rebelde está em um estado de tremendo amor pela liberdade - liberdade total, nada menos do que isso. Daí ele não ter salvador, mensageiro de Deus, messias ou guia algum; ele simplesmente vive de acordo com sua própria natureza. Ele não segue ninguém, não imita ninguém. Certamente ele escolheu o modo de vida mais perigoso, cheio de responsabilidades, mas de uma alegria e liberdade tremendas. Ele muitas vezes falha, comete erros, mas nunca se arrepende de nada, porque aprendeu um profundo segredo da vida: ao cometer erros você se torna sábio. Ao extraviar-se, você conhece mais claramente o que está certo e o que está errado, porque tudo aquilo que lhe dá miséria, sofrimento, que torna sua vida uma escuridão sem fim, sem amanhecer.. isso significa que você se extraviou. Perceba-o - e volte novamente para o estado de ser onde você está em paz, silencioso, sereno, uma fonte de felicidade, e estará novamente no caminho certo. Não existe outro critério além desse.
Estar em estado de graça é estar certo. Estar infeliz é estar errado.
A peregrinação do rebelde está repleta de surpresas. Ele não tem mapa, nem guia, assim, a cada momento ele está entrando em um novo espaço, em uma nova experiência - em direção à sua própria experiência, à sua própria verdade, ao seu próprio êxtase, ao seu próprio amor. O rebelde não tem um caminho como tal. Ele anda, e faz o seu caminho enquanto anda. O rebelde assemelha-se a um pássaro voando no céu; que caminho ele segue?
Não existem estradas no céu, não existem pegadas de pássaros ancestrais, de pássaros notáveis. Nenhum pássaro deixa qualquer pegada no céu; portanto o céu está sempre aberto. Você voa e faz o seu caminho.Encontre a direção que lhe dê alegria. Mova-se para a estrela que toque sinos em seu coração. Você deve ser o factor decisivo, ninguém mais! ” Osho

2 comentários:

  1. Para ter essa liberdade sem que sejamos rotulados de rebeldes é necessário viver com a mente livre. Nunca ninguém que não viva isso irá entender.

    ResponderExcluir
  2. me vestiram, me condicionaram, me disseram o que eu podia e principalmente o que eu não podia fazer...agora uso de todas as minhas forças para regressar, para apagar oque me foi educado e descobrir o que tem por tras dessa contrução que em mim fizeram, e ali atras está Eu, como no primeiro instante depois da concepção...voltando a este ponto, com muito esforço e dedicação, me pergunto: como me reconstruir? Errado, é ali que que devo ficar, no instinto, na essencia, no recém nascido, alma pura e transparente, inocente, alma de vagabundo, soul rebel! Josuca Mainardi

    ResponderExcluir