sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


" Cada dia um aprendizado,
cada trilha uma nova lição..
cada dia um aprendizado,
cada vida uma história;
Eu nao achei palavras,
pra explicar o que senti,
nao achei palavras..

Hoje fui feliz de verdade
ví o amor na luz de um irmão;
A verdadeira amizade
é semente boa no chão
que faz crescer a flor e forte
e dá frutos do coração..

Canoa solta no mar,
nao tem rumo nem destino;
Quem nao aprende a nadar
nao pode pular no rio.

Canoa solta no mar
nao tem rumo,
pra onde vai?
Quem nao aprende a nadar,
nao pode pular no rio..

Cada dia um aprendizado,
cada trilha uma nova lição;
Cada dia um aprendizado,
Cada vida uma historia.
Eu nao achei palavras
pra explicar o que senti
nao achei palavras..

Enquanto o vento sopra eu vou cantar,
no tom da natureza.
E até debaixo do sol vou caminhar,
eu vou chegar,
no alto do monte.
Enquanto a chuva cai eu vou cantando,
(pra Jah Jah)
no tom da natureza.
E ateh debaixo do sol vou caminhar,
eu vou chegar,
no alto do monte Zion..
Jah Jah me fez chegar
no alto do monte,
ele me fez chegar
no alto do monte
ele me fez chegar.

Enquanto o vento sopra eu vou cantar
no tom da natureza,
E até debaixo do sol vou caminhar
eu vou chegar
no alto do monte
(Jah Jah)
ele me fez chegar..
E la do cume avistar
a alvorada que beleza
oh la do cume avistar
o Senhor em sua grandeza..

ele me fez chegar.."

Musica do monte zion- no alto do monte ;)
Foto tirada pelo grande irmão de luz GUS BENKE..

Praia semana que vem. Muito feliz por isso. Indo para o lugar que mais amo enquanto nao descubro outros, é claro. Adivinhem? heeheh nem preciso responder mais ne?
Alias a escala desse verao esta otima. Diferente do que foi programado em 2009 mas enfim.. está ótima tb!
Enquanto a paz do litoral nao chega fiquem com essa musica que traz o gostinho do que é essa calmaria por dentro..

Paz e Fé para todos!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Paz Amor Empatia


Eu tinha 12 anos mais ou menos, tava naquela fase dificil para os pais, a pré adolescencia. Mas nunca criei problemas. Se eu tinha alguma rebeldia, a guardava, ou escrevia alguma poesia, ou relatava no diario, enfim.
Mas foi nessa mesma época, rodeada por descobertas, surpresas e novas ideias que surgiu para mim, assim como para vários pré adolescentes e adolescentes da minha geração, uma paixão por uma banda.Aquela que você ouve sem cansar. E a minha foi aquela de Aberdeen nos estados unidos, composta por Krist Novoselic, Dave Grohl e por aquele cantor loiro de olhos azuis chamado Kurt Cobain.
Sim, o Nirvana.
Para quem olha pra mim, talvez nao acredite, mas sim aquelas musicas conseguiam tocar minha alma de uma maneira unica e indescritivel.
Fui tomada por essa paixão quando ouvi pela primeira vez a batida forte, melancolica, dotada de rebeldia e essencia, mas também envolvente "Smeels Like teen spirit". Comum situação para muitos fãs do nirvana e "vivenciadores" dos anos 90.
Usei calças rasgadas, um tênis vermelho surrado e blusas pretas, acreditem se quiserem, mas isso aconteceu um dia.Ou seja, eu entrei no verdadeiro espirito do grunge da banda.
Na época eu nem sabia que o Kurt usava tantas drogas, ou da sua triste historia de vida. Eu apenas me identificava com aquele sentimento transposto nas letras.
Um tempo depois fui procurar saber mais da vida dele, pois não era uma coisa tão de fã-ídolo, mas eu sentia que precisava saber mais sobre ele, que de certa forma, escrevia para mim e por mim. Dai achei ema lgum lugar que agora nem vou lembrar, uns trechos da carta de despedida dele.
Isso tudo me veio a mente, porque esses dias a gente tava no marcelo e começou a ouvir nirvana e eu comecei a me lembrar daquela época. No outro dia ouvi a tarde inteira. Também porque eu tava lendo o bibliografia dele "Heavier than heaven", mas nao terminei ainda.
Nessa tarde que comecei a relembrar, achei em um dos meus diarios os trechos da carta, mas tavam incompletos. Procurei na internet e achei ela completa e traduzida.
Ela é comovente, triste e causa alguma coisa em mim que nao sei explicar..

"Falando da língua de um simplório experiente que obviamente preferiria ser um eliminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender.

Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde a minha primeira introdução a, digamos assim, éticas envolvendo independência a aceitação de sua comunidade provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não tenho sentido a excitação de ouvir ou fazer música, bem como ao ler e escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras.

Por exemplo quando estou atrás do palco e as luzes apagam e o ruído maníaco da multidão começa, não me afeta do jeito que afetava Freddy Merucury que costumava amar, se deliciar com a adoração da multidão que é algo que eu totalmente admiro e invejo. O fato é que eu não posso fazer você de tolo, nenhum de vocês, posso enganar. Simplesmente não é justo a você ou para mim. O pior crime do que eu posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo como se eu estivesse me divertindo 100%.

Às vezes eu acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Eu tentei tudo dentro de meu alcance para gostar disso(e eu gosto, Deus, acredite em mim eu gosto, mas não foi o suficiente). Eu aprecio o fato de que eu e nós atingimos e divertimos muitas pessoas. Eu devo ser um desses narcisistas que só dão valor as coisas quando elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança.

Nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que eu tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, o sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei!
Eu tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me recordam muito do que eu era, cheio de amor e alegria, beijando toda pessoa que ela encontra porque todo o mundo é bom e não a fará nenhum dano. E isso me apavora ao ponto de eu mal conseguir funcionar. Eu não posso ficar com a idéia de Frances se tornar o triste, o autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e eu sou grato por isso, mas desde os sete anos , passei a ter ódio de todos os todos os humanos em geral. Apenas por que eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho.

Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos.
Paz, Amor, Empatia.

Kurt Cobain

Frances e Courtney, eu estarei em seu altar.
Por favor vá em frente Courtney, por Frances.
Por sua vida, que vai ser mais feliz sem mim.
EU TE AMO, EU TE AMO!"


Hoje eu nem tenho mais aquelas calças rasgadas, o tênis surrado e vermelho desbotado eu ja dei pra alguem, nem poster eu tenho mais, gosto de rock mas hoje sou uma pessoa mais tranquila, contudo isso, essas musicas jamais sairão de mim. Talvez porque fizeram parte da minha vida, talvez porque fazem parte de mim..
Se eu tivesse a chance de falar com ele eu o abraçaria e diria: eu entendo..

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Não me venha com essa má filosofia


Durante anos, por milênios e décadas, em todos os niveis das sociedades e comunidades planetárias se discutiu sobre valores, mas principlamente sobre ética e moral.Afinal, o que são?
Nietzsche foi um que refletiu sobre isso. Analisou sobre o binômio bem e mal, bom e mau. Nos deixa em dúvida sobre a existencia de interesses de um ser mais poderoso que o outro, estabelecendo assim o seu dominio sobre a outra pessoa. Também questiona-se sobre a questão do bom e do mau como atos existirem numa própria consciencia má ou seriam coisas inventadas pelas pessoas ditas superiores para de certa forma escravizar os dito inferiores?
Nietzsche foi um dos mais polêmicos críticos da moral, da filosofia e da religião. Em sua obra "ECCE HOMO" ele se apropria , em dados momentos, da teologia, e afirma que: "Deus é ativo na retaguarda dos sacerdotes, conforme sei que se acredita, mas faute de mieux- porque ele foi o unico ideal até hoje, porque ele não teve concorrente." Na outra obra "a genealogia da moral" ele complementa dizendo: "Pois o homem ainda prefere querer o nada a não querer".
Suas frases, opiniões e escritos foram polêmicos e continuam sendo, mas deve-se admitir que questionar a existencia de Deus naquela época era uma atitude um tanto quanto ousada.

Freud também foi um dos grandes pensadores. Além de pensar a psicanálise, também pensava a civilização e não propriamente a moral. Mas de certa forma quando disse que a sociedade é marcada pelo antagonismo entre as exigencias do instinto e as restrições da civilização, ele também se referia a ética e moral.Como a maioria dos criticos,Freud também criticava a religião pois acreditava que ela era a "neurose obssessiva universal da humanidade".


O que quero dizer com tudo isso é que a moral perpassa o tempo, pelo menos a idéia dela. E que muitos tentaram pensar sobre o que ela seria de fato e como nos atingia.

Muitos não foram pensadores e criticos. Muitos apenas criaram filosofias de vida e procuraram segui-la e defende-la. Numa grande conectividade entre o falar e o fazer. Prega-se uma coisa e faça-a.

é muito facil, pregar coisas como amor, amizade, fraternidade, paz, mas nas atitudes fazer o oposto.
Por isso não me venha com essa má filosofia.
Chega de falsos moralistas!
Tivemos exemplos de que é possivel pregar o bem e praticá-lo. Mas tem gente por ai que se diz do bem, mas prega a discordia, prega o que no caso entendemos por "mal"

Não pregue a essencia, seja a essencia. Pois o que você faz é o que você é e não o que você fala. palavras somem no vento, atitudes ficam...

O Bob era um desses caras que fala e pratica numa sintonia perfeita.
E como ele mesmo diz..


"Alguns comerão e beberão com você
Então falarão mal de você pelas costas
Apenas seu amigo saberá seus segredos
Então apenas ele poderia revelá-lo
Em quem servirá a carapuça?
Deixe-os vesti-la..

Alguns vão te odiar, fingem que te amam agora
Então, pelas costas, eles tentam te eliminar
Mas quem Jah abençoa, ninguém amaldiçoa
Graças a Deus o pior já passou

Hipócritas e parasitas
Surgirão e pegarão um pedaço
E se sua noite virar dia
Um monte de pessoas fugiria
Em quem servirá a carapuça?
Deixe-os vesti-la.."

PENSE NISSO

Seja o que você diz. Seja a mudança..

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A verdadeira teoria do caos


Estou com medo. Hoje acordei em meio ao caos.Na verdade eu já tinha me dado conta que o mundo está virado do avesso, mas talvez, em nenhum desses momentos reflexivos eu tivesse sentido tanto medo. Os motivos para tanta preocupação são inumeros, incontaveis. O inverno não faz tanto frio, está chovendo mais do que o esperado no verão, tremores acontecem onde nunca se imaginou, pontes caem e levam gente, ainda morrem pessoas por falta de comida e de direitos básicos, o câncer atinge cada dia mais as fatias mais jovens da população, os governantes continuam roubando(e alguns ainda tem apoio da população,como o Arruda), temporais são comuns, continuam morrendo números expressivos de pessoas no trânsito. O que mais vai acontecer?

Mas a fase é tão caótica que até nos meus sonhos acontecem desastres. É por isso que hoje dia 14 de janeiro de 2010 o dia começou assim, com o pé esquerdo.Na verdade vou fazer um comparativo. Mesmo sabendo que comparativos devem ser feitos com coisas e fatos proporcionais. A minha comparação não é nada proporcional em números e em nada, mas da pra se ter uma noção da dificuldade que se passa em situações assim.
Como disse, o dia começou errado. De inicio um pesadelo me atormentou a noite toda. Para completar não tinha água no prédio. Alguem muito esperto deixou a água da torneira vazando a noite inteira, o suficiente para esvaziar a caixa d'agua. E na verdade conclui o que ja era concluido: não tem vida sem água.
Ai reparei em tudo isso e imaginei(detesto ter esse "dom" de imaginar as cenas qndo me falam ou contam) como será nossa vida, ou melhor, nossa sobrevivência daqui uns anos sem água? Alguns dizem 40 anos, mas creio q tudo esteja acontecendo tão rápido que esse prazo será menor. Será o fim dessa era, o fim dos humanos e dos seres vivos. Segundo algumas teorias, a terra sofrerá um resfriamento total.. Alguns outros preferem dizer que só será uma evolução. Mas concerteza, algo irá acontecer e estamos recebendo os sinais..
Então, ainda sem água tentei unir, comparar essa situação que passei com algo mais perto, tanto de tempo, quanto fisicamente.
Em Puerto Principe , no Haiti, não tem água potável, não tem comida, não tem médicos, hospitais e ainda por cima, agora depois desse desastre poucos tem casas..
Se formos tomar como base a teoria do caos, aquela que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos, talvez entendessemos que nada é por acaso. A teoria diz que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer pode ter conseqüências desconhecidas no futuro.Se realizarmos uma ação nesse exato momento, essa terá um resultado amanhã, embora desconhecido.

Eu acredito muito nessa teoria, pois uma pequena coisa pode mudar completamente o rumo da vida de alguem.
No caso da natureza, nós bem sabemos quem foram os culpados por tudo isso: nós. E também sabemos quais são as coisas que fizemos para chegar a esse ponto.Talvez, como na teoria, muitas vezes não imaginavamos que o q estavamos fazendo causaria o caos de hoje. Mas hoje , no momento em que aparessem as consequencias, podemos entender.

O caos está instaurado. Qual será a valvula de escape?
Aqui, a agua esta voltando, por lá, no Haiti, só me resta torcer para que Deus abençoe aquelas pessoas.
Jah Bless.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que você dá pra vida é o que ela vai te dar..


Faltou papel e caneta. No dia 31 de dezembro de 2009, o ultimo dia do ano, eu estava caminhando na beira da praia. Nesse dia acordei coloquei uma roupa e fui caminhar até Capão da Canoa. Fiz tudo que achei que merecia fazer no 365º dia do ano. Quando voltei, milhões de coisas passaram na minha cabeça e que poderiam até ser escritas, mas como disse, faltou papel e caneta.
No ano passado diferentemente dos outros anos achei que merecia uma virada diferente, até porque 2009 foi o ano da libertação pra mim. Libertação total do meu coração, da minha mente, de coisas que impossibilitavam uma vida mais feliz.
Naquele dia vi tanta coisa legal na beira da praia. Vi gente feliz, vi familias, vi crianças brincando e que terão muitos reveillons pela frente, vi casais apaixonados, vi gente que só queria mesmo se divertir. Como a vida é bonita se a gente vê as coisas por esse lado... A essência das coisas está mesmo no amor , na amizade verdadeira, na simplicidade de alguns momentos, no sorriso no rosto.


No fim da tarde, quando o relógio ja marcava 20 horas voltei a praia. Ela estava vazia, diferente de antes. sentei na frente do mar e em silencio agradeci por aquele, único e feliz momento. Talvez eu só estava ali, me sentindo tão bem, porque a vida me retribuiu.
Talvez eu nem merecesse tanta felicidade..

"E eu, Eu aprendi que a vida é a oportunidade
pra entender o que é o amor
e hoje sei, ser feliz é possivel..
e hoje estou aqui
pra dizer, que a tristeza me deixou
e o sol da justiça há de brilhar em mim
e eu, eu vou pedir pra jah saúde
vou pedir pra jah proteção
vou pedir pra jah forças pra continuar a caminhada"

A música do monte zion diz tudo. Só quero forças para encarar mais um ano.
Estou tão feliz que não consigo esconder. Viver é bom demais.
Feliz ano novo pra todos. Muita PAZ!
E não esqueçam : "o que você da pra vida é o que ela vai te dar"